Construção Civil

CONSTRUÇÃO CIVIL

construcao-civil
O ramo da Construção Civil é bem amplo, envolvendo desde a Incorporadora/Construtora até a Empreiteira, passando por Engenheiros e Arquitetos.

Possui uma contabilidade peculiar e demanda um escritório contábil especializado.

A Pro Firma possui essa especialidade e está pronta para atendê-lo.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Caso queira saber mais detalhes sobre esse segmento, preparamos um texto e um vídeo que demonstra, resumidamente, o que é necessário por parte de um escritório contábil para atender adequadamente essa área.

Boa leitura!

Detalhes sobre a área:

É uma área que possui algumas particularidades, como a utilização de muita mão-de-obra e uma escrituração contábil com diversos detalhes ligados ao custo, o que demanda muito conhecimento técnico.

Para demonstrar um pouco sobre dessas particularidades, utilizemos como exemplo uma Incorporadora. Seguem abaixo algumas explanações:

Custos

Ao incorporar um edifício, a empresa terá os custos da obra. Esses custos vão formando o estoque das unidades daquele edifício. Para saber o custo de cada unidade, aplica-se a fração ideal de cada uma sobre o total do estoque.

Pois bem, além de formação de estoque, temos a apuração do Custo da Unidade Vendida. É comum assim que se inicia a construção de um edifício, já vender suas unidades. Além da venda desde o início da obra, onde o custo conhecido é o orçado e não o incorrido, temos casos de venda a prazo e à vista. Nesse ponto temos uma parte delicada, pois além do custo, deve-se saber a apuração das vendidas à vista e das vendidas a prazo. A incorreta apuração pode distorcer significativamente o resultado de um Balanço Patrimonial.

Mão-de-obra

Outra particularidade citada acima é em relação à mão-de-obra. Tomando como exemplo as Construtoras que constroem diversas obras de uma vez, há a necessidade de alocar seus funcionários por obra. Nesse sentido, ao fechar a folha de pagamento, nosso Departamento Pessoal tem que projetar essa realidade na folha de pagamento, fechada por centros de custo (de cada obra). Ao fazer essas alocações da folha de pagamento, o mesmo tem que ser feito na Sefip (programa da Caixa Econômica que gera o FGTS). A falta de tecnicidade nessa parte poderá trazer problemas para a empresa no ato da liberação da obra perante a RFB.

Obrigações Acessórias

A administração fiscal está sempre atenta às operações das empresas do ramo imobiliário, tanto que criou uma declaração específica chamada DIMOB (Declaração de Informação sobre Atividades Imobiliárias).

A DIMOB tem por objetivo informar por CPF de cada parte todas as transações de compra, venda e locação de imóveis, devendo ser entregue por todas as pessoas jurídicas e equiparadas que comercializarem imóveis por elas construídos, loteados ou incorporados para esse fim; que intermediarem aquisição, alienação ou aluguel de imóveis; que realizarem sublocação; administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios.

Essas informações são confrontadas com as de outras obrigações a que as empresas estão sujeitas e com a DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física).

Portanto, deve-se ter muito cuidado e informar corretamente as operações ocorridas no ano para não haja inconsistência e resultar em intimação por parte da Receita Federal do Brasil.

Além dessas particularidades, podemos citar outras.

Em resumo, as empresas desse ramo precisam de uma assessoria estruturada e preparada para essas questões.

É uma das especialidades da Pro Firma, pois contamos com profissionais que se aprimoraram através de cursos sobre a contabilidade na construção civil e continuam se atualizando.

A Pro Firma também presta serviços após a conclusão da obra, como o de constituição e administração do condomínio (sendo inclusive pioneira em Osasco nesta área), emissão de Habite-se pela Prefeitura e requerimento da CND, emitida pelo INSS, atualmente pela Receita Federal do Brasil.

Também auxilia na transição entre a Incorporadora e o Condomínio recém-constituído, sendo, portanto, uma assessoria completa para sua empresa, desde da decisão da construção de uma obra até a entrega do edifício.

Solicite um orçamento e aproveite os benefícios que a Pro Firma pode oferecer!

Vídeos

Apresentação Pro Firma sobre Construção Civil

Indicação

Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Google PlusVisit Us On YoutubeCheck Our Feed